No Microsoft Word, Excel ou PowerPoint pode-se remover o fundo de uma imagem para acentuar ou realçar o motivo da imagem ou remover um detalhe que distraia a atenção. Por exemplo, na imagem seguinte, pode pretender-se apenas a flor e não as folhas.
Para remover o fundo de uma imagem pode-se utilizar a remoção de fundo automática ou pode-se desenhar linhas para indicar que áreas do fundo da imagem deve manter e que áreas deve remover.
Para realizar a remoção do fundo deve-se, então:
- Clicar na imagem em que se pretende remover o fundo.
- Em Ferramentas de Imagem, no separador Formatar, no grupo Fundo, clicar no botão Remoção do Fundo.
- Clicar numa das alças nas linhas da caixa animada e arraste a linha de modo a conter a parte da imagem que se pretende manter e excluir as áreas que se pretende remover.
- Se necessário, pode-se efectuar um ou ambos os seguintes procedimentos:
- Para indicar que partes da imagem não se pretende remover automaticamente, clicar em Desenhar Linhas que Marcam Áreas a Manter.
- Para indicar que partes da imagem se pretende remover além das marcadas automaticamente, clicar em Marcar Áreas a Remover.
Nota: Se se mudar de ideias quanto a uma área que se marcou com uma linha, para a manter ou remover, clicar em Eliminar Marca e clicar na linha para alterá-la.
- Clicar em Fechar e Manter Alterações no grupo Fechar.
A mesma imagem com fundo removido
Nota: Para cancelar a remoção de fundo automática, clicar em Fechar e Eliminar Alterações no grupo Fechar.