Ordenar Dados (Texto e Números) Microsoft Excel

Ordenar texto

  1. Seleccionar uma coluna de dados alfanuméricos num intervalo de células ou certificar-se de que a célula activa pertence a uma coluna de uma tabela com dados alfanuméricos.
  2. No separador Base, no grupo Edição, clicar em Ordenar e Filtrar

Imagem do Friso do Outlook

  1. Fazer o seguinte:
    • Para ordenar por ordem alfanumérica ascendente, clicar em Ordenar de A a Z.
    • Para ordenar por ordem alfanumérica descendente, clicar em Ordenar de Z a A

Nota 1: deve certificar-se de que todos os dados se encontram armazenados como texto. Se a coluna a ordenar tiver, simultaneamente, números armazenados como números e números armazenados como texto, deve formatá-los todos como texto. Caso contrário, os números armazenados como números serão colocados antes dos números armazenados como texto.

Nota 2: remover todos os espaços no início dos valores. Em alguns casos, dados importados de outras aplicações “trazem” espaços no início. Remover esses espaços antes de ordenar os dados.

 

Ordenar números

  1. Seleccionar uma coluna de dados numéricos num intervalo de células ou certificar-se de que a célula activa pertence a uma coluna de uma tabela com dados numéricos.
  2. No separador Base no grupo Edição, clicar em Ordenar e Filtrar e, em seguida, efectuar um dos seguintes procedimentos:
    • Para ordenar do número mais pequeno para o maior, clicar em Ordem Ascendente.
    • Para ordenar do número maior para o mais pequeno, clicar em Ordem descendente.

Nota: verificar se todos os números estão armazenados como número. Se os resultados não forem os esperados, é provável que a coluna contenha números armazenados como texto. Por exemplo, números negativos importados de alguns sistemas de contabilidade, ou números introduzidos com um apóstrofe (‘) no início, são armazenados como texto.

 

Independentemente de se estar a fazer ordenação numérica ou alfanumérica deve ter-se em atenção que, quando se selecciona apenas uma coluna completa para ordenação, surge a seguinte caixa de diálogo:

Deve seleccionar a opção “Expandir a selecção” para que os restantes valores da tabela “acompanhem” a ordenação da coluna seleccionada.

Veja-se, um exemplo, se se optar por “Continuar com a selecção actual” (isto é, apenas a coluna inicialmente selccionada):

Os valores da coluna “Prestação” não acompanham a ordenação da coluna “Nome”, pelo que os valores das prestações estão trocados.

Veja-se, um exemplo, se se optar por “Expandir Selecção” (isto é,  as restantes colunas serão consideradas):

Os valores da coluna “Prestação” acompanham a ordenação da coluna “Nome”, não havendo, por isso, valores trocados!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *