Ms Excel – Novidades

INTERFACE DE UTILIZADOR ORIENTADA PARA OS RESULTADOS

Os comandos e as funcionalidades até aqui escondidos em menus e barras de ferramentas são agora mais fáceis de encontrar em separadores orientados por tarefas com grupos lógicos de comandos e funcionalidades. Muitas caixas de diálogo foram substituídas por galerias de lista pendente com as opções disponíveis e sugestões descritivas ou foi disponibilizada pré-visualização de exemplos que ajuda a escolher a opção certa.

MAIS LINHAS E COLUNAS E NOVOS LIMITES

Para permitir explorar grandes volumes de dados em folhas de cálculo, o Office Excel 2007 passa a suportar 1 milhão de linhas e 16 mil colunas por folha de cálculo. Mais concretamente, a grelha do Office Excel 2007 é de 1.048.576 linhas por 16.384 colunas, o que resulta em mais 1.500% de linhas e mais 6.300% de colunas que no Microsoft Office Excel 2003.
As colunas agora estendem-se até XFD e não IV.

Em vez de 4 mil tipos de formatação, agora pode-se utilizar um número ilimitado no mesmo livro, e o número de referências de células aumentou de 8 mil para o máximo suportado pela memória.

Para melhorar o desempenho do Excel, a gestão de memória aumentou de 1 GB no Microsoft Office Excel 2003 para 2 GB no Office Excel 2007.

Também poderá executar cálculos mais rápidos em folhas de cálculo grandes e com muitos fórmulas, porque o Office Excel 2007 suporta processadores múltiplos e chipsets multithread.

TEMAS DO OFFICE E ESTILOS DO EXCEL

No Office Excel 2007 pode-se formatar rapidamente dados em folhas de cálculo aplicando um tema e utilizando um estilo específico. Os temas podem ser partilhados por outros programas do Office de 2007, como o Microsoft Office Word e o Microsoft Office PowerPoint, ao passo que os estilos foram concebidos para alterar o formato de itens específicos do Excel, como, por exemplo, tabelas, gráficos, Tabelas Dinâmicas, formas, ou diagramas.

Utilizar Temas

Um tema é um conjunto predefinido de cores, tipos de letra, linhas e efeitos de preenchimento que podem ser aplicados a todo o livro ou apenas a determinados itens, tais como gráficos ou tabelas. Os temas ajudam a criar documentos com um aspecto profissional. Quando se cria um tema, a cor, o tipo de letra, e os efeitos de preenchimento podem ser individualmente modificados, de modo que se pode alterar qualquer uma ou todas estas opções.

Utilizar Estilos
 Um estilo é um formato predefinido baseado num tema que se pode aplicar para alterar o aspecto de tabelas, gráficos, Tabelas Dinâmicas, formas ou diagramas do Excel. Se os estilos predefinidos incorporados não satisfizerem as necessidades do utilizador, pode-se personalizar um estilo.

Tal como no Excel 2003, os estilos de células são utilizados para formatar células seleccionadas, mas agora é mais fácil aplicar um estilo de células predefinido. A maioria dos estilos de células não se baseia no tema aplicado ao livro e é fácil criar um estilo próprio.

FORMATAÇÃO CONDICIONAL AVANÇADA

No Microsoft Excel 2007, pode-se utilizar formatações condicionais para detectar excepções e identificar tendências, pode implementar e gerir várias regras de formatação condicional que aplicam uma formatação visual avançada, sob a forma de gradação de cores, barras de dados e conjuntos de ícones, a dados que correspondem às regras. Os formatos condicionais também são fáceis de aplicar, com apenas alguns cliques pode-se visualizar relações entre dados, e com isso, por exemplo, aprofundar uma análise.
A um mesmo conjunto de células podem-se aplicar várias regras de formatação condicional (ao contrário do que acontecia do 2003 que estava limitado a três regras).

ESCRITA DE FÓRMULAS SIMPLES

 Graças a algumas inovações:

  • Barra de fórmulas redimensionável – A barra de fórmulas redimensiona-se automaticamente para acomodar fórmulas grandes e complexas, o que evita que as fórmulas sobreponham outros dados na folha de cálculo. Também se pode escrever fórmulas maiores com mais níveis aninhados que em versões anteriores do Excel.
  • Função Conclusão Automática – Com a função Conclusão Automática, pode-se mais rapidamente escrever a sintaxe correcta de uma fórmula. Desde a detecção simples das funções que se pretende utilizar à obtenção de ajuda para completar os argumentos da fórmula, será possível escrever fórmulas correctas logo à primeira sempre que se precisar.
  • Referências estruturadas – Juntamente com referências a células, tais como A1 e R1C1, o Office Excel 2007 fornece referências estruturadas a intervalos e tabelas com nome numa fórmula.
  • Fácil acesso a intervalos com nomes – Ao utilizar o gestor de nomes do Office Excel 2007, pode-se organizar, actualizar e gerir vários intervalos com nome numa localização centro, o que permite a qualquer pessoa que precise de trabalhar na folha de cálculo interpretar as respectivas fórmulas e dados.

ORDENAÇÕES E FILTROS MELHORADOS

Pode-se organizar rapidamente a sua folha de cálculo de modo a obter as respostas de que se necessita utilizando filtros e ordenações avançados. Por exemplo, agora pode ordenar dados por cor e por mais de 3 (e até 64) níveis. Pode também filtrar dados por cor ou por datas, mostrar mais de 1000 itens na lista pendente Filtro Automático, seleccionar vários itens para filtrar e filtrar dados em Tabelas Dinâmicas.

MELHORAMENTOS NAS TABELAS DO EXCEL

 Pode-se utilizar a nova interface de utilizador para rapidamente criar, formatar e expandir uma tabela do Excel (conhecida como uma lista do Excel no Excel 2003) para organizar os dados na folha de cálculo de modo a facilitar o trabalho. As funcionalidades novas e melhoradas em tabelas incluem as que se seguem:

  • Linhas de cabeçalho de tabela – As linhas de cabeçalho de tabela podem ser activadas ou desactivadas. Quando os cabeçalhos da tabela aparecem, permanecem visíveis juntamente com os dados das colunas da tabela, substituindo os cabeçalhos da folha se a tabela for longa.
  • Colunas calculadas – Uma coluna calculada utiliza uma única fórmula que se ajusta a cada linha. Expande-se automaticamente para incluir linhas adicionais para que a fórmula seja expandida de imediato às linhas. Tudo o que se tem de fazer é introduzir uma vez uma fórmula, não é necessário utilizar os comandos Preencher ou Copiar.
  • Filtro Automático aplicado automaticamente – A função Filtro Automático é activada por predefinição numa tabela para permitir a utilização de filtros e ordenações poderosos nos dados da tabela.
  • Referências estruturadas – Este tipo de referências permite utilizar nomes de cabeçalhos de colunas em fórmulas, em vez de referências de célula como A1 ou R1C1.
  • Linhas Totais – Em linhas totais agora é possível utilizar fórmulas e entradas de texto personalizadas.
  • Estilos de tabelas – Pode aplicar estilos de tabela para rapidamente adicionar formatos com aspecto profissional e design de alta qualidade em tabelas. Se for activado numa tabela um estilo de linha alternativo, o Excel manterá a regra desse estilo alternativo, mesmo em acções que normalmente destruiriam o seu aspecto, tais como utilização de filtros, ocultação de linhas ou reorganização manual de linhas e colunas.

GRÁFICOS COM NOVO ASPECTO

No Office Excel 2007 podem-se utilizar novas ferramentas de gráficos para facilmente criar gráficos com aspecto profissional que comunicam informações de forma eficaz. Com base no tema aplicado ao livro, o novo e actualizado aspecto dos gráficos inclui efeitos especiais como 3D, transparência e sombras suaves.

A nova interface de utilizador facilita a exploração dos tipos de gráficos disponíveis, permitindo criar o gráfico mais adequado para os dados a representar. São disponibilizados vários estilos e esquemas de gráfico predefinidos para que se possa rapidamente escolher o formato adequado e incluir todo o detalhe de informações necessário num gráfico.

Seleccionadores visuais de elementos de gráfico Para além de esquemas e formatos instantâneos, agora pode utilizar a nova interface de utilizador para alterar cada elemento de um gráfico, até conseguir a melhor representação dos dados. Com alguns cliques, pode-se adicionar ou remover títulos, legendas, rótulos de dados, linhas de tendência e outros elementos de gráficos.
Outras inovações:

  • Linhas e tipos de letra nítidos  – As linhas dos gráficos têm um aspecto mais uniforme e são utilizados tipos de letra ClearType para melhorar a leitura.
  • Mais cores do que nunca – Pode seleccionar cores predefinidas e ainda variar a sua intensidade. Para um maior controlo, pode adicionar cores personalizadas; a partir de 16 milhões de cores; na caixa de diálogo Cores.
  • Modelos de gráficos – Com a nova interface de utilizador, é ainda mais fácil guardar os seus gráficos preferidos como modelos de gráficos.

 GRÁFICOS PARTILHADOS

Os gráficos podem ser facilmente copiados e colados entre documentos ou de um programa para outro. Quando se copia um gráfico do Excel para o Word ou PowerPoint, este adapta-se automaticamente ao documento do Word ou à apresentação do PowerPoint; mas também se pode optar por manter o seu formato original. A folha de cálculo do Excel pode ser incorporada num documento do Word ou numa apresentação do Powerpoint, mas também pode ficar no ficheiro original do Excel.

  

TABELAS DINÂMICAS FÁCEIS DE UTILIZAR

No Office Excel 2007, as Tabelas Dinâmicas são muito mais fáceis de utilizar do que em versões anteriores do Excel. Com a nova interface de utilizador das Tabelas Dinâmicas, a informação que deseja obter dos seus dados está à distância de apenas alguns cliques, já não é preciso arrastar e largar dados para zonas que nem sempre eram um destino fácil. Agora pode-se simplesmente seleccionar os campos que se deseja e ver numa nova lista de campos numa Tabela Dinâmica.

Algumas inovações:

  • Utilizar o comando Anular nas Tabelas Dinâmicas  – Agora pode-se anular a maioria das acções que executar ao criar ou reorganizar uma Tabela Dinâmica. 
  • Indicadores mais e menos de pesquisa – Estes indicadores podem ser utilizados para abrir ou fechar partes da Tabela Dinâmica, para ver mais ou menos informação sobre os dados.
  • Ordenação e filtro – A ordenação é agora tão simples como seleccionar um item na coluna a ordenar e utilizar botões de ordenação. Pode-se filtrar dados utilizando os filtros da Tabela Dinâmica, com os filtros de datas, filtros de rótulo, filtros de valor ou manuais.
  • Formatação condicional – Pode aplicar uma formatação condicional a uma Tabela Dinâmica do Office Excel 2007 por célula ou por intersecção de células.
  • Estilo e esquema de Tabela Dinâmica – Tal como com tabelas e gráficos, é igualmente rápido aplicar um estilo predefinido ou personalizado a uma Tabela Dinâmica. E alterar o esquema de uma Tabela Dinâmica é também muito mais fácil, nesta nova interface de utilizador.
  • Gráficos Dinâmicos – Tal como as Tabelas Dinâmicas, os Gráficos Dinâmicos são muito mais fáceis de criar nesta nova interface de utilizador. Todos os melhoramentos em filtros se reflectem também em Gráficos Dinâmicos. Quando é criado um Gráfico Dinâmico, são disponibilizados menus de contexto e ferramentas específicas de Gráficos Dinâmicos, que permitem analisar os dados representados no gráfico. Também é possível alterar o esquema, estilo e formato do gráfico ou dos seus elementos, do mesmo modo que num gráfico normal. No Office Excel 2007, o formato de gráfico que for aplicado é mantido, mesmo que sejam efectuadas alterações no Gráfico Dinâmico; o que é um melhoramento significativo ao funcionamento deste aspecto, relativamente a funções anteriores do Excel.

LIGAÇÕES RÁPIDAS A DADOS EXTERNOS

Pode-se utilizar a função Iniciar Rápido para seleccionar numa lista de origens de dados previamente fornecida pelo administrador ou gestor do grupo de trabalho. Um gestor de ligações do Excel permite ver todas as ligações existentes num livro e torna mais fácil a reutilização de uma ligação ou a substituição de uma ligação por outra.

NOVOS FORMATOS DE FICHEIRO

Formato de ficheiro baseado em XML No Microsoft Office system de 2007, a Microsoft introduz novos formatos de ficheiro para o Word, Excel e PowerPoint, conhecidos como formatos Microsoft Office Open XML. Estes novos formatos de ficheiro facilitam a integração de origens de dados externas, e ainda garantem tamanhos de ficheiro mais pequenos e uma maior capacidade de recuperação de dados. No Office Excel 2007, o formato de ficheiro predefinido para livros Excel é o formato baseado em XML (.xlsx) do Office Excel 2007. Outros formatos baseados em XML disponíveis são o Office Excel 2007 formato baseado em XML e com suporte para macro (.xlsm), o formato Office Excel 2007 para modelo Excel (.xltx) e o formato Office Excel 2007 com suporte para macro modelo do Excel (.xltm).

MELHOR DESEMPENHO EM IMPRESSÃO

Vista do esquema da página

Para além da vista Normal e da vista Pré-visualização de Quebras de Página, o Office Excel 2007 fornece a vista Esquema de Página. Pode-se utilizar esta vista para criar uma folha de cálculo e, ao mesmo tempo, controlar o aspecto que terá na versão impressa. Nesta vista, pode trabalhar com cabeçalhos de página, rodapés e definições de limites na própria folha de cálculo, e colocar objectos como gráficos ou formas exactamente onde se pretende. Também se poderá  aceder, facilmente, a todas as opções de configuração de página no separador Esquema de Página da nova interface de utilizador, para rapidamente especificar opções como, por exemplo, a orientação de página.

ACESSO RÁPIDO A MAIS MODELOS

No Office Excel 2007, pode basear um novo livro em vários modelos que são instalados com o Excel, ou pode rapidamente aceder e transferir modelos do Web Site do Microsoft Office Online.
 
 
 
Fonte: Office.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *